Santa Trindade: Combatendo o que a Bíblia realmente não ensina

11/06/2015 15:50

 

Considerações iniciais

 

            Primeiramente gostaria de deixar claro alguns pontos para que não haja mal entendido.

 

 

  1. Antes de refutar qualquer ideia, leve em consideração todo o Artigo, caso contrário não será respondido na seção de comentários abaixo.
  2. Se você se ofende fácil ou costuma ter uma má interpretação, não leia esse artigo, volte à seção de Mensagens ou de Frases.
  3. Apesar de tudo eu respeito os unicistas e peço que não vejam isso como uma guerra, o objetivo é expor minha opinião acerca o assunto proposto.
  4. Devo adiantar que não respondo em nome da minha religião. Muitos dos argumentos que serão apresentados são próprios, alguns outros vi que são realmente úteis e que vale a pena serem repassados. 
  5. Adianto também que esse artigo será regado à muita ironia e sarcasmos assim como tenho feito em todos os meus Antigos de Opinião.
  6. As frases riscadas assim fazem parte do humor e do sarcasmo, não devem ser levadas à sério. 
  7. Se você percebeu algum erro, por favor me avise para que eu possa corrigir.
  8. As palavras grifadas são eu quem as fiz para dar ênfase às mesmas. O grifo não interfere, não altera, não exclui, nem adiciona novas palavras ao sentido contextual e na obra textual da Bíblia.
  9. Esse artigo não é um artigo teológico doutrinário ou informativo, é apenas um texto dissertativo, de opinião e estudo pessoal.

 

São essas as considerações iniciais. Ao continuar com a leitura você estará se responsabilizando em concordar com os 9 itens acima, não podendo dizer que se sentiu ofendido(a), vir com xingamentos ou provocar qualquer tipo de dano ou difamação moral contra o artigo, o blog, a ideologia e contra o autor. Estou amparado pela Constituição Brasileira, no Art. 5°, Art. 220 e também pela Declaração Universal dos Direitos Humanos no seu Art. 19, de 1948, os quais afirmam o meu direito de expressão e liberdade em expor qualquer ideologia como eu bem entender. Boa leitura!


Introdução

 

Será que Deus, Jesus e o Espírito Santo são as mesmas pessoas? A chamada "doutrina da Santa Trindade" é aceita por algumas religiões e esse assunto é discutido há muito tempo. Alguns afirmam que é impossível que Os Três sejam Um, de outro lado, outros dizem que nada é impossível para Deus. Há quem diga que isso é um mistério e que, por isso, não deve ser questionado. O assunto é mesmo complicado, mas devemos estar preparados para defender a Verdade a qualquer momento.

Há quem diga que a Bíblia cristã foi "adulterada", distorcendo a tradução a favor da "doutrina da Santa Trindade" (doutrina a qual era seguida pelos primeiristiu, então Jesus, na qualidade de deus, viria a existir depois de Jeová, contrariando passagem de Isaías 43.10.

Além disso sabemos que Jesus é Filho de Deus, ora, se tal coisa nasce de uma espécie, o mais provável é que aquela coisa vai ser da mesma espécie. É como se afirmassem que seja possível uma elefanta dar à luz um bezerro ou um pato dar à luz um urso panda que luta kung-fu, isso é impossível, só vemos isso em desenhos animados. Se Jesus é um Filho legítimo de Deus, com todas as suas características como estudamos, logo Ele é um Deus. Assim como nós somos filhos de humanos e possuímos traços humanos, Jesus sendo Filho de um Deus, obrigatoriamente Ele teria que ser Deus, porém a Bíblia insiste em dizer que não houve nenhum deus antes nem de depois dEle, o que nos leva a crer que Jesus e Deus são as mesmas pessoas. Mas como os amigos unicistas explicariam essa, se não acreditam na Trindade?


Senhor, único Senhor

 

TRADUÇÃO DISTORCIDA?

A Bíblia foi traduzida de 2 línguas principais: hebraico e grego. O AT foi escrito em hebraico, o Novo Testamento: em grego. Os do contra que não creem na Trindade dizem que distorcemos algumas traduções, o mais falado entre eles é o do Nome de Deus, o tetragrama YHWH ou YHVH. Mass, você sabia que o nome Jeová (Yehowah, em hebraico) NUNCA apareceu na Bíblia? Pois é, o tetragrama é que aparece no lugar. Mas aí você pergunta: mas de onde saiu esse nome Jeová? Ora, depois dos mandamentos que o Senhor havia dado, os judeus ficaram com um certo medo em citar O Nome (HaShem) de Deus em vão, por isso, se perdeu a pronuncia exata de YHWH. Vale lembrar que houve, genericamente, duas formas da língua hebraica: o hebraico tradicional e hebraico moderno. O tradicional foi usado por Deus para comunicar o povo de Israel, por exemplo, para entregar-lhes os mandamentos. No exílio babilônico, o hebraico caiu em desuso, adotaram a língua aramaica e a mesma se tornou popular. Só depois de 1880 anos (após o exílio) a língua "ressuscitou", dando origem ao hebraico moderno. Esse hebraico voltou "facilitado", ou seja, veio com alguns elementos adotados de outros idiomas e com acentos que indicavam a presença de vogais. Isso porque, hoje, é foneticamente impossível pronunciar o hebraico tradicional pela falta de vogais. Esse fator ajudou na perda da pronuncia exata e correta de YHWH. A data em que se perdeu a pronúncia ainda é motivo de muito debate, uns acreditam que foi logo após o domínio persa, mas essa tese é derrubada quando vemos os profetas menores dando ênfase ao Nome divino, sem falar em fontes extra bíblicas datadas até poucos anos antes de Cristo.

Quando os judeus massoréticos trouxeram a tradução do hebraico antigo para o hebraico moderno, tiveram a missão de traduzir, inclusive, o Tetragrama. Já que eles, no tempo da superstição, trocaram o YHWH por Adonai (meu Senhor, ou Meus Senhores como veremos a seguir), juntaram os dois Nomes, o que resultou em YeHoWaH ou YaHWeH, JeHoVaH ou JaHWéH na forma latinizada. Então, Jeová é a tradução mais próxima de YHWH, mas não se pode provar que esse é o nome real de Deus. Por isso é que vemos, principalmente em Bíblias evangélicas a palavra “SENHOR” em letras maiúsculas: para indicar que ali há a presença do tetragrama. Ou seja: não se pode culpar a Bíblia evangélica por colocar “SENHOR” no lugar de “YHWH” se o próprio nome “Jeová” não é o nome exato de Deus.

 


JESUS, O NOSSO SENHOR

Algo que causa bastante polêmica em relação a Trindade é o título de "Senhor" e para quem este título é dado. Para acabarmos de vez com essas dúvidas, vamos descobrir agora quem realmente é o nosso Senhor e, além disso, vamos provar também a Trindade. Para começar vejamos este versículo:

 

"No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e o Senhor dos senhores." Apocalipse 19.16

 

Aqui se dá a Jesus Cristo o título de "Senhor dos senhores", de acordo com o contexto e as características apresentadas. Mas, em Atos 3.13,26 e em Isaías 42.1, refere-se a Jesus como um "Servo" de Deus, logo, Deus seria o Senhor dos senhores contrariando Apocalipse 19.16. Mas então, como fica? Se Jesus não é Deus, porque na maioria das passagens referem a Jesus como o Senhor e não como "Servo"? A Palavra também diz que não é possível servir a dois senhores (no sentido espiritual) como mostra em Mateus 6.24, mas independentemente desta passagem, sabemos que realmente há somente duas formas de adoração: à Deus ou ao diabo. Há outras passagens que, se não acreditamos na Trindade, estariam entrando em contradição.

Em João 6:23 ainda, a Bíblia refere à Jesus como Senhor, assim como em João 4:1, Lucas 2.11, João 20:18 (a própria Maria o chama Senhor), Lucas 7:13 e João 11:2. A Bíblia também nos mostra que os discípulos o chamava assim como, por exemplo, em Mateus 8.21, e, também, o próprio Jesus se chamou Senhor em Mateus 12.8. Mas aí você diz "ah! até Jacó foi chamado senhor, além de Sara que chamava o próprio esposo de senhor (1 Pedro 3.6)". Há uma diferença contextual muito grande entre essas classificações: quando alguém se refere "senhor" a uma pessoa, está se referindo à autoridade humana, significando que tal pessoa exerce uma superioridade para com a outra pessoa. Quando se refere à Deus e Jesus, estamos falando que Ele é o nosso Deus, O Senhor que servimos espiritualmente e, também, sobre o qual devemos honra, adoração e respeito além de sermos servos dEle.

 

SERVO DE DEUS

 

Muitos acreditam que Jesus Cristo não pode ser Deus justamente por isso, por a Bíblia o chamar de Servo de Deus como diz em Tiago 1.1, Atos 3.13 e Atos 3.26, por exemplo. Mas isso também entra em contradição quando lemos a passagem de João 15.15 que diz "o servo não conhece o seu Senhor”, pois em João 17:25, João 10:15, João 1:18, Lucas 10:22, Mateus 11:27 nos mostram que Jesus conhece Deus. "Mas, Leandro, qual é a explicação? Jesus conhece ou não a Deus?" Boa pergunta, primeiramente temos que entender o porquê de Jesus ser chamado "Servo”. E não é difícil entender: Jesus, simplesmente, estava sujeito às ordens de Deus aqui na terra, de sua divindade lá no céu. Mas não só porque Jesus obedecia a si mesmo, mas também porque Ele cumpriu todas as profecias que Ele mesmo havia dito no Antigo Testamento, sendo assim, podemos entender também que “Servo” é uma figura de linguagem usada para dizer que Jesus cumpriu tudo o que lhe estava sujeito como um servo cumpre com as suas próprias obrigações. Se Jesus não fosse Deus, teríamos que acreditar que a Bíblia se contradiz, já que Jesus estava ensinando que o servo serve o senhor por obrigação, não por amor, por isso, Jesus nos chama de "amigos", porque amamos e conhecemos a Ele. Por Jesus e Deus serem um só, Deus nunca chamou Jesus de “amigo”, isso porque não são pessoas distintas, pois, além de mim ninguém pode ser amigo de si mesmo (Mais a frente você vai entender porque Jesus, mesmo sendo Deus, é chamado “Filho de Deus”). Seria muito triste, se fossem pessoas distintas e não se considerassem amigos, se Deus chamou até a Abraão de “amigo” e Jesus não. Também temos que levar em consideração que a Bíblia costuma dar "apelidos" para Jesus, como: o Filho do Homem, Emanuel, Príncipe da Paz, Messias, Verbo, Deus Forte (interessante esse apelido), etc. Jesus se fez igual a Deus por isso, Ele não poderia ser servo (João 5:18, Hebreus 1:3 e não conheço nenhum servo que seja igual o seu senhor, o diabo quis ser igual a Deus, sabemos o que aconteceu). Logicamente, a afirmação de João 15.15 só vale para duas pessoas distintas, a saber: um servo e um senhor. De acordo com as passagens, não é possível que Jesus seja um servo literal de Deus, para explicarmos que a Bíblia não se contradiz, a única resposta é que Deus e Jesus Cristo são os mesmos, mas que se distinguem para executar funções diferentes cuja a Pessoa "Deus" é o centro.

 

DEUS, NOSSO SENHOR

 

Algo interessante é que, não só no Antigo Testamento, mas no Novo também há passagens que se referem ao Deus Pai como "Senhor", como, por exemplo, em Lucas 2:29-39, Tito 3.9 e Apocalipse 22.5.

Outro fato que é interessante (aqui tratamos de fatos), é que a Bíblia diz que há somente um Senhor o qual devemos prestar culto. Se seguirmos a lógica unicista, não poderíamos adorar a Jesus e/ou a Deus, contrariando as passagens de Hebreus 1.3 e 6, Lucas 19:38-40, João 9:38, Marcos 5:6, Mateus 9:18, que afirmam que Jesus, assim como Deus, é digno de adoração. Mas a Bíblia insiste, defende com unhas e dentes que há somente um Senhor o qual devemos adorar, Mateus 6.24 mostra claramente isso; ou é um ou outro.

 

UM SÓ SENHOR

 

“Mas ainda não me convenci de que há somente um Senhor, aonde mais na Bíblia vai afirmar isso?”

Em 1 Coríntios 8:6 diz que há somente um Deus e Senhor divino (Isso mesmo: Deus e Senhor): Jesus Cristo. Em Efésios 4:5, Isaías 37:20 também diz que há somente um Senhor. Para entendermos melhor, vamos estudar essa seguinte passagem:

 

"Vós, senhores, daí a vossos servos o que é de justiça e equidade, sabendo que também vós tendes um Senhor no céu." Colossenses 4.1

 

Esse versículo também nos prova que Jesus e Deus são os mesmos, se não, teríamos que acreditar novamente que a Bíblia se contradiz quando denomina mais de um Senhor divino (1 Tessalonicenses 1:10, Atos 1:11 Hebreus 4:14, Atos 7:56), quando, na verdade há somente um Senhor no Céu (Cl 4.1) segundo a própria Bíblia.


Algumas evidências bíblicas...

 

DEUS ENVIARIA A SI MESMO?

“E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.” Apocalipse 22.6

 

A princípio, quem é que "enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer"? Este seria "o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas", correto? não, se distorcessem Sim! Mas se dermos uma contextualizada e ver o versículo 16, olha o que temos:

 

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”

 

Perceba neste capítulo que se trata de um só anjo, o qual foi enviado para mostrar a João o que havia de acontecer, mas, quem é que enviou o bendito anjo? Se Deus e Jesus não fossem a mesma pessoa, teriam que distorcer todo o contexto para que dê a ideia de que um diálogo é distinto do outro, distorcer essa palavra o suficiente para dar um sentido de que não seria o mesmo anjo ou defender a ideia de que não existe relação entre os dois versículos ainda que possuem muita semelhança e que fazem parte do mesmo capítulo rs, o que seria um absurdo típico. Ou seja, Jesus é o mesmo o qual a Bíblia se refere como “o Senhor, o DEUS dos espíritos dos profetas”, Jesus assina a autoria no versículo 16 quando se é dito pela boca do anjo que é Jesus quem enviou aquele ser. Isso é mais um toque que Jesus nos deu para que saibamos quem Ele é.

Observe este texto muito interessante de Isaías 48. 16-17:

 

"Chegai-vos a mim, ouvi isto: não falei em segredo desde o princí­pio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espí­rito. Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.

 

De acordo com João 1.3, tudo foi feito por Jesus, o que nos diz que só Deus poderia ser o que disse: “desde o tempo em que aquilo se fez, “eu estava ali” pois, se fosse Jesus quem estivesse falando, o versículo ficaria assim: desde o tempo em que eu fiz aquilo, pois tudo foi feito por Cristo. Se Jesus é o que fala no início do versículo, logo é a mesma pessoa que diz: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, ...". Então, nesta passagem podemos identificar dois [errad] "Deuses": um que estava no princípio, e o outro quem o próprio Deus enviou para pregar o Evangelho ao mundo pelo Espírito dEle mesmo. O texto mostra que o Senhor iria mandá-lo a si mesmo com o seu próprio Espírito. Ou seja, Deus, no caso, enviaria Jesus juntamente com o Espírito Santo para proclamar o Evangelho. Veja mais detalhadamente:

 

"Chegai-vos a mim, ouvi isto: não falei em segredo desde o princí­pio; desde o tempo em que aquilo se fez, eu estava ali[Deus, pois tudo foi feito por Jesus]; e agora o Senhor Deus me enviou juntamente com o seu Espí­rito. Assim diz o Senhor[Jesus, outro “deus”, personagem diferente da parte acima], o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus[Jesus], que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar."

 

PREPARAI UM CAMINHO... MAS PRA QUEM?

Outra passagem que demonstra mais um toque que Jesus nos deu sobre a sua pessoa está em Marcos 1.3 que se refere-se claramente à vinda de João Batista como o preparador da primeira vinda de Cristo, veja:

 

"voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;"

Agora, o detalhe que ninguém percebeu está na profecia "original" descrita no livro do nosso honrado profeta Isaías (que Deus o tenha) no capítulo 40, verso 3:

 

“Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus.”

 

:O        Mas, como assim? Acho que o profeta tava meio malucão aí, eu li direito isso? O profeta disse “preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus” mas não seria pra Jesus esse caminho? Como o profeta diz “endireitai no ermo uma estrada para onosso Deus” se é Jesus quem iria vir?

Se eles não são os mesmos, cadê a concordância entre os livros? O que dá-se a entender aqui é que o próprio Deus iria descer do Céu para salvar o seu povo (bem como é o assunto do livro) ... e assim foi. Fica claro se fizermos uma comparação textual sobre as passagens. Na primeira passagem sabemos que se trata de Jesus, pois, João estava preparando o povo de Israel, chamando-os para o arrependimento, pois, o Salvador Jesus Cristo iria vir. Já na passagem de Isaías, que diz respeito a mesma profecia, algumas palavras diferentes mas igual: O texto se refere a João da mesma maneira no início, mas quando chega na parte "Senhor" já podemos desconfiar de quem seja o título, pois, logo em diante, o autor faz um paralelo, mostrando que este "Senhor" é o "Nosso Deus". Então, se formos ligar essas passagens, veremos que, mais uma vez, é o próprio Deus quem iria vir à Terra para salvar o seu povo, despindo de sua glória celestial para se fazer homem.

E isso não é versículo isolado, não, podemos confirmar isso também se observarmos o versículo 9 que diz:

 

"Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe tu a um monte alto. Tu, anunciador de boas novas em Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.”

 

Essa passagem dispensa comentários, né? O próprio autor diz que Jesus, o Messias, iria vir e que alguém iria dizer: Eis aqui está o vosso DEUS. Mais afrente confirma que o próprio Deus YHWH iria descer e salvar teu povo como no versículo 10 (Na verdade o capítulo todo se refere à Deus, seria muito bom se você lesse o capítulo todo). Veja esse outro versículo que comprova isso:

 

“E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus; por ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor; por ele temos esperado; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.” Isaías 25.9

 

Novamente, a passagem se refere ao Messias como o “nosso Deus”, uma Pessoa que iria vir para salvar”, em momento algum diz que Ele mandaria alguém pra salvar por Ele.

 

O ALFA E O OMEGA

Como você pode ver, se pormos em prática a doutrina unicista iríamos dar razões aos ateus a não acreditarem na Bíblia, seria um livro de muitas contradições. Veja outro exemplo:

 

“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” Isaías 44.6

 

Até aí tudo bem, tudo lindo, mas, para sair do conforto, vamos dar um pulo no livro de Apocalipse de João (que Deus o tenha) no capítulo 22 verso 13:

 

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim”

Ue, acho que já encontramos outra contradição para os nossos amigos unicistas. Quem é que está dizendo: "eu sou o primeiro e o último" em Isaías? Logicamente: Deus. Mas, quem é que está dizendo: "eu sou o primeiro e o último" em Apocalipse no capítulo 22 verso 13? Vamos pensar: as duas passagens diz a mesma coisa, o título é o mesmo e também sei que quem fala em Isaías é o próprio Deus Jeoos cristãos e judeus novos-convertidos, como veremos a seguir). Ora, vamos pensar: o que ganhariam os primeiros tradutores da Bíblia em criar uma "heresia" como essa? Houve uma igreja que inventou um certo "purgatório" para que os fiéis pagassem para não irem pra lá. Mas o que ganhariam para dizerem que três pessoas são as mesmas? Não há nenhum benefício social, econômico ou político que pudesse beneficiar a igreja por isso. Ou seja, dizer que a Bíblia foi adulterada a favor da Trindade, é uma desculpa descabida sem lógica nenhuma, não há porquê.

Já debati muito sobre esse tema, realmente é preciso uma preparação forte, conhecer a fundo a Bíblia Sagrada. Também é preciso conhecer o contexto sobre o tema a estudar. Não se pode, de maneira alguma, pegar um versículo isolado e criar uma doutrina sobre ele, não estará criando uma doutrina, mas sim uma heresia.

Então, vamos acabar de vez com este mistério: Afinal, existe ou não existe Trindade? Neste artigo você vai entender de vez por que acreditar na Trindade e quais são os meus argumentos pessoais que defendem essa ideia.


 

TRINDADE DEUS – JESUS

 

Jesus é uma criação de Deus?

Não são poucas as vezes que vemos a Bíblia chamar Jesus de "Filho de Deus", como, por exemplo, o versículo que se encontra em Hebreus 1:5. Disso surgem muitos questionando: “como pode uma pessoa ser filho dela mesma?” A Bíblia seria um tanto quanto estranha se levássemos tudo o que está escrito lá ao sentido literal da palavra. Deus foi muito sábio e inteligente ao fazer isso. Certo dia eu estava debatendo com um ateu e, claro, o mesmo nunca entendia o que a Bíblia realmente estava dizendo. Então resolvi fazer uma pergunta bem simples e de fácil entendimento: um homem muito rico tem um cofre em sua casa, pra quem ele daria a senha do cofre? Para os seus filhos ou para todos da cidade? O ateu não quis responder. Da mesma forma é Deus: Ele "criptou" a Palavra para protegê-la contra esses blasfemadores, pois esse Tesouro não pode ficar à mercê de ladrões que buscam proveito para a usarem a Palavra da maneira que bem quiserem. Por isso é preciso levar em consideração que a Bíblia, muitas das vezes, não diz tudo de maneira literal. Então é preciso, mais do que nunca, estudar o porquê da Bíblia chamar Jesus de "Filho".

 

JESUS, O FILHO DE DEUS

O Novo Testamento foi traduzido para o português do grego, e, no grego, há duas palavrinhas equivalentes a "filho": São elas “tecnon e “huios. “Tecnon é usado geralmente para falar de um filho adotivo, na Bíblia aparece, por exemplo, na passagem que diz " e deu-nos o poder de sermos chamados filhos de Deus". Huios fala de um filho único, que possui todas as características do pai. Este “huios” parece na Bíblia quando vai falar de Jesus Cristo como sendo o Filho de Deus. Daí vem a diferença: nós somos filhos de Deus por adoção (Efésios 1.5, Gálatas 4.5, Romanos 8.15), pois alcançamos a sua graça e recebemos este amor imerecido. Por isso, Jesus é chamado “Filho de Deus” por possuir todas as características de Deus. Mas isso não significa que Jesus nasceu de Deus ou que foi feito por Ele pois a Bíblia diz que não há ninguém igual a Deus (Salmos 89.6, 71.19, 86.8, 89.6, 113.5, Isaías 46.9, Ezequiel 31.8, Deuteronômio 33.26, 2 Samuel, 7.22, 1 Crônicas 17.20, 2 Crônicas 6.14, Miquéias 7.18) a Bíblia não faz acepção aqui. Ela diz isto porque Jesus é o único que possui todas as características de Deus e isso porque é Ele o próprio Deus! Você não vai encontrar na Bíblia nenhuma referência dizendo que só há um igual a Deus, não, a Bíblia diz que não há ninguém que se possa comparar ao nosso Deus.

Resumindo: Jesus é da mesma natureza de Deus, então, Ele é o único Ser exatamente igual a Deus, e, por ser igual a Deus, Ele é Deus, pois não há ninguém que possa ser parecido com Ele ou que possa ter sua natureza (Êxodo 8.10).

 

JESUS NÃO PODE SER CRIADO, SEGUNDO A BÍBLIA

Jesus não pode ser criado por Deus, isso também violaria as Escrituras. Por exemplo, em Isaías 43.10b que diz "antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.”. De acordo com João 1.1, independentemente da tradução, Jesus é um deus ou o próprio Deus. Mas, de acordo com Isaías 43.10b, Jesus não poderia existir a menos que fosse o próprio SENHOR, ou seja, Deus sempre exvá, então tudo leva a crer que é o mesmo em Apocalipse, certo? Veja, novamente, o versículo 16. Jesus Cristo é quem está dizendo “eu sou o Alfa e o Ômega". Ue, se eles não são os mesmos, cadê a bendita concordância? Em Isaías 44.3 Deus está remetendo à unidade, está dizendo claramente "é somente eu, não há outro"! Daí vem o "Arcanjo Miguel" em Apocalipse e, simplesmente, toma esse título da mão de Deus contrariando toda a Palavra, é isso mesmo? Como teríamos certeza da inerência bíblica? Só para não restar dúvidas, vamos voltar lá no capítulo 1, versículo 8 de Apocalipse:

 

“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

 

            Há alguma dúvida? Além de reforçar a afirmação sobre quem é O Primeiro e o Último, esta passagem mostra claramente Jesus Cristo se dizendo "Senhor", "Senhor Deus" (em outras traduções), "Alfa e Ômega" e, acreditem, o "Todo-Poderoso". Como sabemos que se trata de Jesus? Ora, quase todos nós sabemos que Jesus há de vir pra buscar a sua igreja como está escrito em João 14.3, Mateus 16.27, Apocalipse 22.20, Apocalipse 1.7. Até no AT, não há escapatória pois, de qualquer maneira, Jesus iria vir mesmo naquela época para morrer na cruz, Deus iria vir de qualquer forma, seja pra morrer por nós ou para nos buscar neste último tempo.

 

JESUS ERA RECONHECIDO DE SEUS DISCÍPULOS

Não é preciso pensar muito para ver que Jesus é Deus, há versículos que demostram isso facilmente. E não é só jogo de versículos que provam a Trindade, um exemplo é quando Jesus aparece aos seus discípulos depois da sua ressurreição, Tomé duvidou que Ele havia voltado viver, e, depois que teve a prova, veja qual foi o tratamento usado para referir a Jesus:

 

“Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!” João 20.28

 

Sim, Ele disse isso. Jesus não iria aceitar, de forma alguma, ser chamado "Deus" se assim Ele não fosse. Não vi nenhum anjo nem arcanjo na Bíblia que aceitasse adoração, não há nenhum caso em que um anjo recebe louvor de homem. Se Jesus não fosse Deus, Ele nunca iria roubar a glória dEle, muito menos Deus deixaria (Isaías 48:11, Isaías 42:8).

 

JESUS SE CHAMA “DEUS”

O próprio Jesus se chamou Deus, no NT. Isto é evidente. Jesus, por exemplo, estava no deserto sendo tentado pelo chifrudo do diabo, veja o que Jesus disse:

 

"Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus." Lucas 4.12

           

Aí te pergunto: quem é que estava sendo tentado? ­ “O Senhor teu Deus”, no caso, Jesus. Até o diabo sabe que Jesus é Deus, ele sabia muito bem do que estava fazendo, pois o versículo 13 remete a ideia de que ele estava ali para tentar. O diabo disse também: “se tu és o Filho de Deus” ... ele também sabia que é Ele o Deus único e incomparável, como estudaremos a seguir. Tentação aqui não diz a respeito de tentar a Deus indiretamente com o objetivo de saber se Ele livraria ou não o seu Filho, não, não somente isso, Jesus usou aí um sentido duplo.

Diante dessas referências vemos que Deus deu milhares de sinais na Bíblia, só no livro de Ezequiel foram 70 vezes Deus falando "e saberão que EU SOU O Senhor"... e chegou o Novo Testamento e ainda há pessoas que ainda não sabem quem é o Senhor.


Eu Sou

 

Eu poderia parar por aqui só com essas referências mas o meu objetivo aqui é apresentar-lhe tudo o que Elohim têm (sim, é plural como veremos a seguir) me dado. Até aqui vimos que Jesus sempre deu um toque aos seus discípulos mostrando que Ele é o próprio Deus YHWH.

 

 

COMO SABEMOS QUE JESUS É O PRÓPRIO DEUS YHWH?

 

Em Êxodo 3, Deus impõe a ordem a Moisés para que ele vá ao Egito resgatar seu povo, o abençoado vira e pergunta: "Deus, e se perguntarem seu nome? Que direi?" Ou seja, como Tu se identificará ao seu povo? Veja os versículos 13 e 14:

 

"Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? e então respondeu Deus: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."

 

Deus se identificaria, simplesmente, se dizendo: "EU SOU" ao seu povo. E Ele, novamente, veio pessoalmente resgatar o seu povo que estava perdido. Quem sabe Jesus vira pra Deus e diz: "Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o meu nome? Que lhes direi?" Então Deus disse: "EU SOU, assim se apresentará". Então, no Novo Testamento, não é diferente: Ele se apresentou como o Grande EU SOU, o Senhor, como podemos ver alguns exemplos em Apocalipse 22:13.16, 21:6, 2:23, 1:8.17, Atos 9:5, João 19:21, 18:6.37, 15:1.5, 14:6, 13:13.19, 12:46, 11:25, 10:36, 10:7.9.11.14, 10:7, 9:9, 8:58, 8:23.24, 8:12.16.18.25, 6:41. 48.51, 6:35, 4:26, 1:15, Lucas 24:39, 22:70, 21:8, Marcos 14:62, 13:6, 12:26, 6:50, Mateus 22:32, 14:27, 24:5. Observe esta passagem de João: 13.13, em especial:

 

“Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou."

 

Ou seja: outrora Ele mesmo dizia: "olha, só há um Senhor que é Deus." e agora Ele confirma para seus filhos quem Ele realmente é. Vemos que Jesus disse muitas coisas que ficaram em oculto, às vezes até para seus discípulos, mas depois de sua morte seus mistérios foram revelados àqueles quem se fizeram filhos dEle... :x

 

Esses mistérios penduram até hoje entre aqueles que não são filhos: a multidão. E não são poucos os sinais que Jesus deu acerca sua divindade, assim como Deus seria reconhecido pelo seu povo como "EU SOU", assim também YESHUA HAMASHIA, Jesus Cristo, foi reconhecido pelo povo.

 

Não foi apenas em Êxodo 3.14 Deus se manifestou como "EU SOU ", veja Deus se nomeando assim em outras passagens. Veja algumas delas:

 

 "Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?” Isaías 43.13

 

Outra passagem no mesmo livro, no capítulo 43.3:

 

“Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba.”

 

Deus se identificou ao seu povo como "Eu Sou", o Pastor (Salmos 23:1) chamou o rebanho, o rebanho O ouviu e seguiu rumo à Canaã. Jesus se identificou como o "Eu Sou", o Pastor (João 10:11) chamou o seu rebanho, o rebanho está O ouvindo, e está seguindo rumo à Nova Jerusalém.


 

O Nosso Salvador

 

Afinal, quem é nosso Salvador? Deus ou Jesus? Jesus sofreu naquela estaca cruz por nossa causa, salvando-nos da vida de pecado e da morte. Sendo assim, Jesus Cristo seria o nosso legí­timo Salvador, segundo as passagens de Filipenses 3.20, João 4.42, Lucas 2.11, 2 Pedro 2.20, 1.11, Tito 1.4, 2 Timóteo 1.10, Atos 13.23, etc. Porém, de acordo com as passagens de Judas 1.25, Isaí­as 60.16, 49.26, 45.15, 60.16, Tito 2.10, Salmos 106.21, 17.7, 2 Samuel 22.3, etc. Deus também é dito como sendo o nosso Salvador.

Daí­ você pode dizer: "ah, Deus é quem elevou o posto de Jesus à Salvador", ou você pode dizer qualquer outra coisa que remete a ideia de que Jesus não é Salvador, ou que possa existir mais que um Salvador. Quando a Bí­blia fala em "salvação", não se refere a recuperação de algum objeto ou de qualquer coisa, mas sim da recuperação de pessoas. Ou seja, tanto no Antigo Testamento quando no Novo se dá essa ideia. O sentido para "Salvador" em TODA a Bíblia, quando se refere à Deus e Jesus, é uma só qualidade: a de Salvador de almas, tanto no espiritual quanto no físico. Estude o contexto de cada uma das passagens e comprove.

 

UM SÓ SALVADOR

            Mas outra coisa interessante é que Deus não aceita concorrente. Assim como o tí­tulo de "Senhor", assim também a Bí­blia diz que há somente um Salvador, veja:

 

"Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador." Isaí­as: 43.11

 

"Anunciai, e chegai-vos: tomai conselho todos juntos. Quem mostrou isso desde a antiguidade? quem de há muito o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim" Isaí­as: 45.21

 

"Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador senão eu." Oséias 13. 4

 

Essa foi mais uma forma de Deus se revelar ao seu povo, um salvador de verdade não mandaria seu filho ou alguém dependente dele (João 1:3) para salvar por ele. Um deus de verdade não faria isso. O Deus Todo-Poderoso que eu conheço fez maravilhas no Antigo Testamento e no Novo não foi diferente: Jesus Cristo fez maravilhas de modo que não se pode contar (João 21.25).

Depois­ entra aquela questão: será que Deus deixaria um ser igual a Ele fazer coisas tão grandes, como Jesus fez, e ainda levar glória por isso? Pense bem: Deus se faria tão pequeno e dependente a ponto de precisar da ajuda do filho para salvar e até mesmo criar o mundo? (João 1.3) Ou será que Ele deixou seu filho fazer alguma coisa só pra fazê-lo se sentir útil? Se Deus não é Jesus, por que Deus, como qualquer pai que ama seu filho, não se entregou no lugar dele, padecendo como homem, já que não lhe causaria nada? São perguntas que mostram o quanto a doutrina é fraca e humana. (Mas olha que o próprio Deus desceu do céu para salvar os seus filhos, padecendo como homem, pois Ele não queria que você sofresse o que Ele sofreu).

Por isso muitos não entendem o Reino dos Céus: por tentar vê-lo com olhos carnais. Quando pensamos como homens incrédulos, chegamos à conclusões incrédulas e negamos qualquer coisa humanamente impossível, mas quando olhamos com olhos espirituais, chegamos à conclusões corretas e inspiradas, pois Deus é o Deus dos Impossí­veis. (Lucas 1.37)

 

QUEM É O NOSSO SALVADOR?

Assim como a Bí­blia unifica Deus e Jesus quando se fala em "Senhor", assim também acontece quando a Palavra fala de Salvador, veja esse exemplo:

 

"Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus E Salvador Jesus Cristo" 2 Pedro: 1.1

 

Algumas "traduções" colocam um "[do]" depois do "nosso Deus e" para distorcer tentar tirar o sentido do contexto, dividindo Jesus e Deus em duas pessoas... Mas de qualquer forma, o contexto diz que Jesus é Salvador. A inserção do "do" confere um sentido de que Jesus seria só mais um Salvador, como se exististe mais de um ser o qual morreu para salvar a humanidade. Sabemos que só um morreu para nos salvar e que não há outro que possa nos livrar do mal, a não ser Jesus Cristo. Não faz sentido.

 

DEUS SALVADOR

Alguns pensam que "Jeová e Jesus são salvadores mas em épocas diferentes”. Mas, para a tristeza de muitos, Deus é chamado Salvador até mesmo no Novo Testamento, veja os exemplos:

 

"Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem." 1 Timóteo: 4. 10

 

"Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador," 1 Timóteo: 2. 3

           

Agora preste atenção neste versículo:

"aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus," Tito: 2. 13

 

Ora, como dito a cima, a Bí­blia diz que somente Jesus virá, será que o autor confundiu Deus com Jesus? Seria um erro grave se não acreditássemos que as duas pessoas são as mesmas. Podemos afirmar que "Grande Deus" foi um adjetivo que o autor aplicou a Jesus, ou seja, Ele é o Deus, o qual aparecerá nas nuvens em glória e arrebatar o seu povo. Se formos estudar mais ainda o contexto do versí­culo, essa ideia é muito mais reforçada, veja esta passagem do mesmo livro:

 

"amas a seu tempo manifestou a sua palavra, pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;A Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador." Tito: 1. 3-4

 

Pera aí, o autor surtou de vez, é? Não sei se só eu percebi isso, mas na primeira vez em que Paulo diz "Salvador", ele se refere à Deus, já no próximo versí­culo se refere à Cristo Jesus como sendo o "Salvador" da história. Veja que Paulo atribui um adjetivo aos dois igualmente: a Deus; Pai e a Jesus; Salvador. E isso acontece pois os dois são os mesmos e Paulo sabia disso. Paulo não daria o mesmo título aos dois se eles n Na segunda vez em que ele dá o adjetivo "Salvador", perceba que Ele não está referindo-se somente à Jesus, não fossem os mesmos. Paulo deu um mesmo adjetivo no singular tanto para Deus Pai, e de Cristo Jesus, reflita e veja o mistério!


YHWH é o meu Pastor

 

Se formos seguir a lógica unicista iríamos chegar a triste conclusão de que a Bíblia se contradiz, pelo que já concluímos. O assunto que iremos falar agora irá demonstrar, mais uma vez, a insuficiência da doutrina de que não há Trindade.   Você deve ter percebido que eles se enrolam muito quando vão distribuir todos estes títulos, tentam argumentos de cá, argumentos de lá, mas o que fazem é uma verdadeira misturega de baboseiras as quais não fazem sentido algum. Este será mais um assunto o qual eles se enrolariam caso tentassem explicar.

            Como todos sabemos, há somente um Pastor sobre O qual devemos prestar culto e adoração, mas..., quem é esse Pastor segundo as Escrituras?

            Em passagens como as de Ezequiel 34:12, Isaías 40.11, Salmos 23.1, Gênesis 49.24, Salmos 80.1 pode-se perceber claramente que este Pastor divino é o Nosso Deus, mas, porém, há um outro ser divino (João 1.1) que também é chamado "Pastor" pela própria Bíblia, veja:

 

            Em 1 Pedro 5:4 diz que um Pastor iria vir, em 1 Pedro 2:25 diz que temos um "Pastor das nossas almas" o qual entregou-se num madeiro, em João 10:11 Jesus nos faz ter certeza de que é o Nosso Pastor. Deus, ao contrário do que muitos pensam, não morreu no Antigo Testamento para deixar que um outro Ser semelhante a Ele (Deuteronômio 18.15) ocupe totalmente o seu lugar como foi com Jesus Cristo.


            Mas aí você pode dizer: "os dois são Pastores distintos", porém a Bíblia reconhece que há, novamente, somente um Ser divino sendo o Nosso Pastor. Veja as passagens de Ezequiel 37:24, Eclesiastes 12.11, Gênesis 48.15, as quais dizem que há (ou haveria) apenas um Pastor. Esses textos não se referem a um pastor qualquer, perceba que os autores referiam sempre a um Ser Soberano e Divino (João 1.1). Tanto Jesus quanto Deus possuem a mesma natureza divina.


 


Acompanhe comigo Também o texto bíblico que se encontra em Ezequiel 37.24­-28:


 


"Também meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor só; andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão,


Farei com eles um pacto de paz, que será um pacto perpétuo, E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre,


Meu tabernáculo permanecerá com eles; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.


E as nações saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre."


 


Perceba que refere-se a Jesus, pois este Pastor faria um "pacto perpétuo", repare no "e farei com eles". Mas, se formos mais a fundo, veremos que Deus está dizendo que Ele mesmo viria para ser o "Deus do seu povo". Todos sabemos que o sacrifício de Jesus é o novo pacto, e perceba que no texto Deus não diz que vai mandar alguém para que o mesmo faça um pacto por Ele, mas o contexto diz que Ele mesmo, Deus, iria fazer uma nova aliança através de um sacrifício, o qual já foi cumprido na cruz do calvário. O versículo diz "farei com eles", ou seja, Ele mesmo, Deus, faria o novo pacto. Reconhecemos que é Deus também pela expressão "Eu Sou", no último versículo. Mas aí muitos vão tentar dizer que Jesus foi um mero instrumento nas mãos de Deus para fazer a sua obra, mas, você já percebeu quantas promessas que foram cumpridas através de Jesus Cristo? Você acha mesmo que Deus seria capaz de prometer algo e jogar tudo nas costas de seu filho "faz-tudo", como já disse acima? Isso nos ajuda entender que o próprio Deus é quem teria que vir, para padecer como homem e cumprir aquilo que Ele mesmo prometeu.


 


Como Pastor, Deus livrou o seu povo do Egito, libertou seu povo da Babilônia. No Novo Testamento, este mesmo Deus Pastor livrou o seus filhos do pecado, padecendo como homem, despido de sua glória, para que pudéssemos ser salvos através do seu sangue. Deus nunca empurraria tamanha responsabilidade nas costas de outro Ser, ainda que fosse o seu filho legítimo.


 



Tabernáculo de Deus



 


Ainda na passagem de Ezequiel, gostaria que fixasse a parte que diz:


 


Meu tabernáculo [Jesus] permanecerá com eles; e eu serei o seu Deus".


 


É justamente neste versículo que vemos Deus falando que Ele mesmo iria vir através de Jesus Cristo, guarde este versículo por enquanto.


 


A palavra hebraica para "Presença de Deus" é "Shekinah", essa palavra deriva-se do verbo "Shâkham" que significa "Habitar", a mesma palavra bíblica que significa "Tabernáculo de Deus". Ou seja, quando a Bíblia fala que há um Tabernáculo de Deus, significa que aquilo é a própria manifestação e presença do Todo-Poderoso, do próprio Deus ali naquele lugar, ou seja, Ele mesmo está lá com a sua glória. Para você entender melhor, leia comigo a passagem de João: 1.14:


 


 


"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai."


 


 


Percebeu? "Habitou" vem do verbo habitar [Tabernáculo], o texto também diz que este Verbo possuía glória [Glória = Presença de Deus = Shekinah], isto faz de Jesus um Tabernáculo de Deus, pois é a Presença de Deus, ou o próprio Deus.


 


Sabemos agora que Jesus é o próprio Tabernáculo de Deus. Agora, acompanhe comigo essa passagem de Apocalipse: 21.3, 6, 7:


 


 


"E ouvi uma grande voz do céu que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles.


Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.


Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho."


 


 


            Perceba que, a princípio, há duas pessoas falando: a primeira é a pessoa que tinha "uma grande voz" e que apresenta Deus ("e o mesmo Deus estará com eles..."), dando a promessa de sua presença para com o seu povo; a segunda é o Próprio Deus ("e eu serei o seu Deus"). Mas, na verdade na verdade, há apenas uma só pessoa falando com João (por causa da citação "e disse-me ainda" dando a entender que não houve troca de personagens e que o mesmo continuou com a fala). O que acontece é que a primeira pessoa é Deus, e a segunda é Deus na pessoa de Jesus Cristo. Deus estava apresentando seu Tabernáculo Jesus Cristo, outras traduções dizem "ouvi uma grande voz vinda do trono que dizia...", sabemos que é Deus quem está assentado no Trono. A segunda pessoa (Jesus Cristo) assume ser Deus no v.7.


 


 


COMO SABEMOS QUE A SEGUNDA PESSOA É JESUS CRISTO?


 


Jesus foi aquele quem disse em João 4.14, João 4.14, João 6.35, João 7.37, que Ele próprio era fonte que jorrava água viva, e quem bebesse dessa água, nunca mais teria sede, por isso sabemos que é Jesus se identifica nesse momento. Veja mais detalhadamente o versículo:


 


 


“Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. [Jesus ainda]


Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. [Jesus ainda dizendo]"



Jeová, a nossa Rocha



 


Quem é a nossa Rocha? Claro, é Deus segundo as passagens de Salmos 144:1, 95:1, 94:22, 92:15, 89:26, 78:35, 71:3, 62:6, 42:9, 31:2, 3, 28:1, 19:14, 18:2 e 46, 2 Samuel 23:3, 22:47-32, 1 Samuel 2:2, Habacuque 1:12, Isaías 30:29, 26:4, Deuteronômio 32:4,15, 18, 31, Deus Jeová, o nosso Senhor e Salvador, é a nossa Rocha. Veja esse exemplo:


 


 


“É meu Deus, a minha Rocha, nele confiarei; é o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador; da violência tu me livras.” 2 Samuel: 22. 3


 


 


UMA SÓ ROCHA


 


Mas aí você pergunta: "Leandro, lindo o que isso tem a ver com a Trindade já que não há nenhuma passagem bíblica que chama Jesus de Rocha?" Bem observado! Primeiramente vou mostrá-lo que, realmente, não há nenhuma outra Rocha em que possamos firmar os nossos pés a não ser o Deus a quem eu prego, veja:


 


“Não vos assombreis, nem temais; porventura não vo-lo declarei há muito tempo, e não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas! Acaso há outro Deus além de mim? Não, não há Rocha; não conheço nenhuma.” Isaías: 44.8


 


 


JESUS, A NOSSA ROCHA


 


Mas, o que você não sabia até agora é que a Bíblia chama sim Jesus de "Rocha". não contavam com a minha astúcia Veja este versículo:


 


 


“Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma Pedra, uma Pedra provada, Pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará.” Isaías: 28. 16


 


 


Qualquer criança de 5 anos de idade sabe que uma pedra de alicerce tem que ser uma rocha ou tão firme quanto ela, né? Pelo contexto sabemos também que se refere claramente ao Messias (“aquele que crer não se apressará”), e o próprio Deus outrora dizia: "não há Rocha além de mim, não conheço nenhuma outra." Por acaso Deus iria dizer para o seu próprio Filho: "Olha, eu não te conheço"?  O nosso Senhor está dizendo que Ele mesmo iria vir para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas que tenha a vida eterna. (João 3.16)


 


E, para a decepção dos unicistas, este não é o único versículo que afirma o Messias sendo a Rocha. O nosso Senhor Jesus Cristo disse que aquele que quiser firmar a sua fé teria a missão de firmar seus passos na Rocha (Lucas 6:48, Mateus 7:24). Aqui não se refere ao Deus Jeová, mas diz que essa Rocha é a Palavra de Deus, ou seja, aquele que tem seus pés firmados na Palavra de Deus e que a pratica, este está firmado sobre a Rocha. Jesus mais uma vez se chamou Deus aí, pois segundo a passagem de Apocalipse 19.13, o próprio Jesus é a Palavra de Deus, veja:


 


“Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. “


 


E não só este versículo. Segundo João 1, Jesus era o Verbo, em outras traduções: a Palavra. Pôde entender? Aquele que tem os pés firmados em Jesus, este está firme na Rocha, e não há nenhuma outra Rocha que eu ou você ou até mesmo Deus que conheça (Isaías 44.8). Essa interpretação não vem do Novo Testamento, no Salmo 40.2 o autor diz que Deus o colocou seus pés sobre uma rocha, ou seja, mudou o seu caminho firmando-o na Palavra (Salmos 119.105).


 


Segundo a afirmação de que só Deus é a única Rocha (Isaías: 44. 8), e que Jesus Cristo também é a Rocha (Lucas 6:48, Mateus 7:24, Apocalipse 19:13), e que Deus conhece plenamente a pessoa de Jesus Cristo (João 17:25, João 10:15, João 1:18, Lucas 10:22, Mateus 11:27), conclui-se que Deus e Jesus fazem parte de uma única divindade, já que, se não fosse assim, estaríamos contraditando as Escrituras.


 



Unidade Composta



 


A Doutrina da Trindade explica que Deus, Jesus, e o Espírito Santo formam um só ser em plena concordância. Se separam somente para executarem tarefas diferentes, como estudaremos mais à frente. Ou seja, Ele "são" uma unidade composta por três pessoas.


 


Mas será que há alguma evidência bíblica que prova isso? A resposta, claro, é sim! Observe essa passagem de Deuteronômio 6:4:


 


 


"Ouve, ó Israel; o SENHOR nosso Deus é o únicoSENHOR.”


 


 


Mais aí você diz: "ah, isso não prova que Deus é composto por três pessoas, pelo contrário!" Realmente, se formos olhar superficialmente, verdadeiramente seria o que parece ser. Muitos unicistas até pegam essa referência para ir contra a Trindade, mas não sabem que dão um murro em ponta de faca.


 


Para entendermos esse versículo é preciso estudar na língua original na qual o texto foi escrito, no caso, o hebraico. A Bíblia, muitas das vezes, quando aparece o Nome divino "YHWH", é traduzido como SENHOR por não existir uma tradução 100% correta. Mas, como já estudamos o porquê, não precisamos aprofundar. Bom, o que precisamos saber mesmo é que o "SENHOR" que se refere na passagem é o Deus Jeová, disso todos concordam.


 


Outra palavra que devemos destacar também é "único", esta que é a chave do versículo. Em português sabemos que "único" se refere a uma unidade absoluta, basicamente isso. No hebraico é diferente, há duas palavras para "único", mas os seus significados são distintos. São as palavras Errad e Yarrid. Errad (Se pronuncia "echad") é usada para expressar uma unidade composta e; yarrid (se pronuncia "yachid") é usada para expressar uma unidade absoluta. Para a tristeza dos unicistas A palavra empregada do hebraico na passagem cuja dita é o ERRAD, ou seja, Deus é um único ser composto por mais de uma pessoa, a saber: DEUS, Jesus e o Espírito Santo. Então o versículo seria:


 


"Ouve, ó Israel; YHWH nosso Deus é errad YHWH."


 


Não é a primeira vez que na Bíblia aparece "Errad", um exemplo foi quando Faraó teve um sonho no qual houve dois acontecimentos. José disse: "O sonho é um só [Errad]", ou seja, dois sonhos em um. Outro exemplo está em Gênesis quando Deus diz: "serão ambos uma só carne" a palavra empregada é "errad" pois os amados seriam um ser formado por dois seres. Com Deus também é a mesma regrinha: Deus é composto por mais de uma pessoa, As quais já conhecemos.



Imagem de Deus



 


Quero também estudar com vocês também acerca desta passagem muito combatida pelos amigos unicistas:


 


"Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda Não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" João 14.8,9


 


Neste versículo fica claro que Jesus estava se apresentando aos seus discípulos como o próprio Deus. Felipe pede a Jesus que o mostre o Pai e, Jesus, cansado de demostrar pra eles que Ele é o próprio Deus, diz agora abertamente: 'Felipe, sou eu, Jesus, o Pai! Não entendeu? Olha a quanto tempo estou aqui, quantos toques eu já vos dei e mesmo assim quer ver o Pai?' Alguns dizem que Jesus disse isso tão somente porque era Filho do Deus Altíssimo e que possuía a imagem e semelhança dEle. Mais uma vez um argumento forjado para distorcer o contexto. A solução para isso é simples: Se você, um dia, tivesse a escolha de ver Deus, quem é que gostaria de trocá-Lo a querer ver um ser que, segundo alguns, é um mero profeta, um ser que só possui a imagem de Deus? Jesus sabia disso e creio também que Ele não gostaria de ser um mero prêmio de consolação, tipo: "ah, vocês não podem ver o Pai mas podem ver a mim, não sou Ele mas sou o Filho, minha aparência é igual a dEle, faço alguns milagres e.... vamo em frente, podem me adorar!" Ou, qual fã se contentaria em apenas ver o imitador do seu ídolo? A realidade não é como pensam, Jesus é o próprio Deus pois ninguém, por mais santo que seja, (poderia ser até o irmão gêmeo de Deus, se existisse) seria capaz de se comparar a Deus e de, muito menos, o substituir a não ser por Ele mesmo. E volto na mesma tecla: a Bíblia diz que não há ninguém semelhante a Deus [em divindade] a não ser Ele próprio.


Agora vou mostrar um versículo que, se eles não tiverem tirado da bíblia, o grau de distorção foi a mil, veja:


 


"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."Filipenses: 2:8


Aqui Paulo detona de vez qualquer heresia, aqui ele confirma aquilo que acreditamos: que Jesus, sendo Deus, desceu aqui no mundo em forma de homem, humilhando-se a si mesmo, por amor a mim e por amor a você. Nenhum outro ser pode estar em forma de Deus, a não ser Ele mesmo, não existe deus além do nosso Senhor Jeová.



Mim Mesmo



 


Mas como ainda há pessoas que vão querer pegar mais versículos isolados da Bíblia pra tentar jogar todas esses argumentos ao chão, desprezando todo conteúdo do artigo e da Bíblia, vamos de vez refutar essas passagens isoladas de vez:


 


Uma passagem que pegam muito para tentar acabar com a doutrina da Trindade é a que está descrita em João: 7:28-29, veja:


 


 


"Jesus, pois, levantou a voz no templo e ensinava, dizendo: Sim, vós me conheceis, e sabeis donde sou; contudo eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis. Mas eu o conheço, porque dele venho, e ele me enviou."


 


 


Eles usam essa passagem para dizer que, se Jesus é Deus, supostamente, Ele teria que vir dEle mesmo, pois Ele mesmo é Deus, o que é contrário na passagem dita acima pelo próprio Jesus. Mas, como toda heresia não observa o contexto, observaremos o contexto e o que Jesus quis dizer nesta passagem.


 


Cristo Jesus estava sendo provado "pelos de Jerusalém" (q.v. João7.32) acerca de algumas coisas. Entre elas foi debatido sobre de onde o Messias iria vir, pois acreditavam eles que, quando o Cristo viesse, ninguém saberia de onde ele viria. No caso, eles sabiam a localidade da cidade em que Jesus nasceu e até onde Ele morava. Mas, na verdade, essa palavra foi mal interpretada por eles, pois isso não diz no modo literal. A explicação é que aquela gente não conheciam a Deus, logo, tiveram uma visão carnal sobre de onde o Messias viria, já que o mesmo veio de Deus. Fica fácil também entender por que Jesus disse "não vim de mim mesmo", pois queria enfatizar que Ele não veio como um homem comum, ou que sua origem não é terrena, mas sim celestial, divina.


Fácil.



Meus Deuses



 


Existe um fato interessante que, ao lermos a Bíblia, não podemos perceber se olharmos superficialmente. Muitos, até agora, não sabiam, mas é possível sim provar a Trindade através do AT sem que haja nenhuma ligação com qualquer versículo do NT. Eu costumo dizer que a Bíblia é um livro que se “auto explica” a si mesmo, por isso, muitas vezes, para explicarmos tal versículo, é preciso botar versículos e contextos frente a frente para que chegamos à uma conclusão. Porém há textos e contextos muito claros e que falam por si só. “Mas que coisa é essa de que a Bíblia prova a Trindade no AT e que não podemos perceber se lermos superficialmente?” Ótima pergunta, quando a Bíblia, no AT, diz "Senhor" ou "Deus”, na nossa língua não percebemos, mas essas palavras hebraicas, Elohim e Adonai, estão no plural da língua hebraica. É isso mesmo! “Elohim”, traduzido, quer dizer “deuses”, o singular de Elohim é Elohi. Da mesma forma, Adonai também é o plural de “senhor”, já que o singular, correspondente a um só senhor é Adoni. Ora, se Deus não fosse um Deus Tríndico, no hebraico, ao se referir a Deus, Ele seria mencionado como Adoni, não como Adonai. Então, os tradutores da Bíblia traduziram para o singular pois sabiam que tratava de um só Deus e Senhor.


Alguns dizem que este plural é um "Plural majestático" e que este plural é de diversidade de poder e majestade. Claro, Deus tem múltiplos poderes menos o poder de se dividir em mais de um rs, mas, qual rei não teve mais de um poder? Olhem para a história e vejam! Muitos reis já dominaram grande parte do mundo, e quanta majestade e poder eles não tiveram? Mas, nem por isso, ninguém, até onde eu sei, chamou tal rei de “reis” por causa de sua grandiosidade. "Plural majestático" não seria um bom argumento pra combater a Trindade comprovada pela língua hebraica, pelo contrário, comprova ainda mais a Trindade. Eu não digo que o argumento da pluralidade de majestade seja inválido. Deus é poder (Apocalipse 16.14, Mateus 22.29, Mateus 26.64, Marcos 12.24, Marcos 14.64, Gênesis 17.1, 28.3, 35.11, 43.14, 48.3, 49.25, Êxodo 6.3, 15.11, Números 24.4.16, Deuteronômio 10,17, Josué 22.22, etc.). Jesus é poder (1 Coríntios 5.4, Marcos 5.30, Lucas 8.46, Lucas 24.19, 1 Coríntios 5.4, 2 Pedro 1.16, Judas 1.25). O Espírito Santo é poder (Miquéias 3.8, Lucas 4.36.14, Atos 1.8, Romanos 15.13, 1 Coríntios 2.4, 2 Timóteo 1.7). Olha quanto poder Deus têm. JMe provem o contrário.



Uma Evidência Histórica



 


Não somente há evidências teológicas mas também a história comprova a Trindade. Sabemos que os primeiros cristãos foram aqueles que mais conheceram a verdade, pois alguns apóstolos ainda estavam vivos, havia acabado de se cumprir as Escrituras e eles tinham certeza de que a mensagem pregada pelos apóstolos era genuína, vinda diretamente de Deus. Ou seja, a igreja primitiva foi a igreja mais correta que já existiu, qualquer doutrina praticada entre eles era, sem dúvida, de acordo com Jesus e os discípulos, homens inspirados por Deus e testemunhas oculares de sua fé.


Mas o que muitos por aí não sabem é que a igreja primitiva também acreditava na Trindade. Podemos provar isso quando João estava ainda na ilha de Patmos. Naquela época existia um imperador, chamado “Dominiciano”, que se autodenominava deus. Todo aquele que não o considerasse assim e o não adorasse (e que não adorasse os seus deuses) seria levado à ilha de Patmos, juntamente com ladrões e criminosos. Dominiciano “ressuscitou” vários costumes e práticas religiosas como o “culto imperial” que havia caído no reinado de Vespasiano. Mas no que isso ajuda entender sobre a Trindade?


Sabemos que naquele tempo houve muita perseguição ao cristianismo. Aquele que confessasse a Jesus como sendo o seu Senhor e Salvador era perseguido pelas autoridades e aplicavam penas cruéis. Com este imperador não foi diferente, houve muita perseguição por causa do fato de que muitos estavam confessando a Jesus sendo Ele o Senhor e Deus da vida deles. A própria história diz que este imperador se levantou contra estes por causa de sua adoração à um outro Rei, um outro Senhor, um outro Deus que não era Dominiciano! Assim fica claro entender que Jesus é Deus e que os primeiros cristãos reconheciam abertamente isso.



Onipresença



Tenho percebido que "onipresença" não é um dos assuntos mais comentados entre os unicistas. Talvez por isso, o argumento mais usado por eles é o tal do "como pode uma pessoa estar consigo mesma?" Ou: "Como uma pessoa mandaria a si mesmo para executar quaisquer tarifas?" Se você perguntar a um deles sobre os três "ônis", é pouco provável que o indivíduo saiba sobre o assunto proposto. A grande dúvida é: por qual motivo os seus "professores", "anciãos" ou até mesmo os seus "pastores" escondem este assunto dos fiéis? (Sim, existem seitas “evangélicas” “pentecostais” que não aceitam a doutrina da Trindade) Vamos descobrir porque este assunto é encoberto.


 


Onipresença nada mais é do que o poder de estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Este é um dos três "ônis", os dois outros são: Onipotência e Onisciência. Onipotência é o poder de possuir todo o poder, já a Onisciência é o poder de saber tudo o que se passa nas mentes. Mas isso não importa agora, o que importa é que Deus possui exatamente todo o poder, sem meios termos, inclusive o poder de estar em quaisquer lugares que quiser ao mesmo tempo.


 


Tenho certeza de que a sua mente está clareando um pouco agora. Este poder é unicamente exclusivo de Deus. Ninguém, nem eu nem você, pode afirmar o contrário pois todas as coisas são possíveis para Deus. É por causa deste poder que podemos provar que Deus é um só Deus composto por três pessoas, isto é, possui o poder de ser três pessoas, mas não deixando de ser Deus.


 


Nem precisaria provar que Deus possui este poder, pois, qualquer testemunha de Deus, ou qualquer evangelista de Deus, sabe que só Ele é o possuidor de todo poder. Mas a Bíblia também ajuda-nos entender um pouco da Onipresença. Veja as passagens de Amós 9.1-3, Isaías 66.1, Jeremias 23.23, Salmos 139.7-10. A visão de Deus está em todo lugar por que Ele está em todo lugar. Deus não é igual o papai Noel que prende a bunda no trono e de lá não sai mais, não. Ele é um Deus vivo, que se movimenta, não é igual um deus que precisa ser carregado, imóvel. Em Salmos o autor diz que não adianta fugir da presença dEle pois ele estaria em qualquer lugar. Como foi o caso de Jonas, Ele tentou fugir de Deus mas Ele estava em todos os lugares. Da mesma forma, em Amós 9.1-3, os inimigos de Deus não poderiam fugir de Deus por causa da sua Onipresença.


 


É por causa deste poder que podemos afirmar que Deus são três pessoas pois Ele têm o poder de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Isso é impossível? Sim, pra mim e pra você, porém é possível para o único Ser que possui Onipresença. Dessa forma, todos aqueles argumentos tipo: "Como uma pessoa pode estar consigo mesma?", ou "Deus falaria consigo mesmo?" caem ao chão ao mesmo tempo, passam a não ter sentido algum.


 


Os unicistas também não entendem como nós apoiamos passagens que mostram Deus falando consigo mesmo. Nós não achamos que Deus é louco, não. O que a Bíblia cita é algo que acontece comigo e com você: Quantas vezes entramos numa loja, por exemplo, e pensamos coisas do tipo: "o que vou levar? Será que vale a pena comprar este produto? Será que esta marca é boa? ..." e isso não significa que eu sou uma pessoa distinta de mim mesmo por, simplesmente, falar comigo mesmo ou, também, não significa que sou louco pra pensar comigo mesmo, vou continuar sendo um da mesma forma.



TRINDADE - ESPÍRITO



Até aqui já vimos que há unidade entre Deus e Jesus. Creio que ficou mais fácil compreender como é que Deus e Jesus formam uma só Pessoa. Mas, e o Espí­rito Santo? Ele é também uma Pessoa da Santa Trindade? Se sim, como pode uma pessoa ser derramada? Antes de responder essas questões, vamos provar que o Espí­rito Santo é Deus.


 


 



Espí­rito Santo - Deus



UMA PESSOA QUE EXISTE


 


Para tentar acabar com isso, algumas seitasentidades religiosas questionam sobre a pessoa de Espírito Santo, dizendo que Ele é apenas uma “Força Ativa”. O argumento “master” deles é: “Se Ele é uma pessoa, como pode então ser derramado? (Joel 2.28)” A resposta é simples: isso é uma poderosa figura de linguagem atribuída à uma Pessoa que habitaria e estaria aqui na Terra, cujo ato foi cumprido em Atos 2 e até os dias de hoje. E isso é mais do que comum na Bíblia, existem centenas de figuras de linguagens como essa. Tal figura é comum em muitas passagens nas Escrituras Sagradas, veja alguns exemplos consultando as seguintes referências: Salmos 22.14, 62.8, Isaías 26.16, Filipenses 2.17 e 2 Timóteo 4.6.


 


O Espírito Santo é sim uma pessoa pois possui personalidade. Ele ouve (1 Samuel 11.6, João 16.13), Ele fala (Hebreus 3.7, Ezequiel 2.2, Zacarias 7.12, João 16.13, 1 Timóteo 4.1, Hebreus 3.7, Apocalipse 2.7, 2.11, 2.17, 22.17, etc.), Ele intercede e suplica (Romanos 8.26), Ele entristece (Efésios 4.30), Ele tem alegria (Romanos 14.17), Ele ira-se (Juízes 14.19, 1 Samuel 11.6) Ele tem decisão (Atos 1.2), etc


.


DEUS É ESPÍRITO


 


Bom, agora sabemos que o Espírito Santo de Deus é uma pessoa, ficará mais claro daqui pra frente. Confesso que essa é a parte mais "fácil" de se entender dentro da Trindade; entender o conceito de que o Espí­rito Santo é Deus. Para mostrar isso, vou usar uma simples lógica para provar que Ele é mesmo Deus.


 


Segundo a passagem de João 4.24 e 2 Coríntios 3.17, Deus é Espí­rito (Não precisaria de mais nada, né?). Como todos sabem, Deus é Santo; e se Deus é Espí­rito, Ele é Espí­rito Santo! Tudo se resume a essas premissas:


                               


1- Deus é Espí­rito (João 4.24, 2 Coríntios 3.17);


2 - Deus é Santo; (creio que não preciso te convencer que Deus é Santo)


3 - Se Deus é Espí­rito, logo é Espí­rito Santo.


 


É algo muito fácil de entender, derruba qualquer outra lógica pois, para contradizer isso, teriam que ferir os versí­culos de João 4.24 e 2 Coríntios 3.17 e/ou, além disso, ser louco o suficiente para afirmar que Deus não é Santo, ou seja: teriam que jogar a Bí­blia no lixo e criar um livrinho afirmando conter nele a “verdadeira interpretação pra tudo” ... não, pera....The zueira never end’s


 


O hebraico também nos ajuda neste assunto (como sempre). O capí­tulo 1 de Gênesis diz "... E o Espí­rito de Deus movia-se sobre a face das águas", a palavra hebraica para "Espí­rito" aqui é Ru-áh, essa mesma palavra hebraica equivale a Pneuma no grego, a qual é, coincidentemente, a mesma empregada em João 4.24, cuja passagem diz que Deus é Espírito. Ou seja, Deus é a mesma "força ativa" citada em Gênesis 1.1.


 


 


Não foram poucas as vezes em que a Bíblia diz "Espí­rito Santo de Deus", como mostra as passagens de 1 Corí­ntios 6:11, 1 Corí­ntios 3:16, 1 Corí­ntios 2:14, 1 Corí­ntios 2:11, 1 Corí­ntios: 2:10, Mateus 12:28, Mateus 3:16, Ezequiel 39:29, Ezequiel 11:24, Isaí­as 61:1, Isaí­as 48:16, Jó 33:4, 2 Crônicas 15:1, 1 Samuel 19: 20, Números 24: 2, Gênesis 1:2, 1 Samuel 10:10, o Espírito é Deus porque Ele é de Deus. Fomos feitos à imagem de Deus, e, assim como temos espírito, Ele também tem Espírito, e o Espírito é algo que faz parte do Seu Ser.


 


 



Espí­rito Santo - Jesus Cristo



 


Já sabemos que Deus é o próprio Espí­rito Santo, mas, e Jesus Cristo? Será Ele também o próprio Espí­rito Santo de Deus? Será que a Bíblia pode provar isso? A resposta, claro, é sim! Vamos analisar primeiro essa passagem de João 14.17-18:


 


 


 "a saber, o Espí­rito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós."


 


Aqui não se refere ao perí­odo dos 40 dias depois da crucificação de Cristo, aqui não diz respeito a segunda volta de Jesus, mas diz sobre a sua subida ao Céu na pessoa de Jesus e na sua volta através da pessoa do Espí­rito Santo. Jesus, sendo Deus, não seria capaz de ficar longe de nós, seus filhos. Por isso Jesus prometeu estar conosco através do Seu Espírito. Jesus nunca iria nos deixar órfãos pois haveria a presença do Espí­rito Santo, voltando através dEle. Ora, acha mesmo que o próprio Jesus iria nos chamar "órfãos" mesmo com a presença do Espírito Santo? Estaria desconsiderando a Presença do Espírito aqui na Terra. Seria o mesmo caso de alguma mãe que fosse viajar e que dissesse ao filho: “oh, filho, eu vou viajar mas não vou deixar você sozinho por muito tempo, algum dia eu voltarei e então terá companhia”, desconsiderando a presença do pai que ficaria ali. Da mesma forma, Jesus não desconsiderou o Espírito Santo de jeito nenhum, visto que o mesmo é Jesus.


 


Podemos provar de outra maneira, também, com uma simples pergunta: como Jesus pode estar em nós? Isso, lógico, é através do Santo Espí­rito. Perceba que "conheceis" equivale a "conheceu", ou seja, o verbo "conhecer" está no passado. Isso quer dizer que Jesus, sendo o próprio Espí­rito Santo, já era conhecido pelos discí­pulos a quem Jesus estava falando. Note também no verbo "habitar", está no presente, naquele tempo o Espí­rito Santo não havia descido ainda para cumprir o que estava descrito no livro de Joel, pois Jesus ainda estava lá. Mas isto não poderia impedir o Espírito Santo de estar com os discí­pulos, por isso, Ele "habitou com os discí­pulos"através da pessoa de Jesus Cristo. O verbo "estar" agora está no futuro, isso diz que Jesus Cristo estaria conosco também através do Espí­rito Santo, mesmo que não fosse em forma humana.


 


ESPÍRITO DO PAI


 


"Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras." João 14.10


 


Muitos pegam esse versí­culo para tentarem provar que Jesus não é Deus, principalmente quando diz: "não as digo por mim mesmo; mas o Pai,". Ora, pra você não será nenhuma novidade, pois já estudamos isso, mas, como sempre, pegam o versí­culo do nada pra tentarem provar algo que não existe e eles insistem nisso.


 


Então, qual é mesmo a explicação? Aí­ que entra a pessoa do Espí­rito Santo: Esse versí­culo é uma forma literal de dizer que Ele estava dentro de um corpo humano através do Espí­rito do Senhor. Ou seja, o que Jesus dizia não era algo somente dele, mas sim, também do Espí­rito, pelo Pai. Além disso, somente uma pessoa pode estar nela mesma, até hoje não consegui incorporar um ser humano além de mim. Preste atenção no "Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?". Antes de abrir João 15, gostaria de lembra-lo de que Jesus é a Palavra de Deus (Apocalipse 19.13, João 1.1) J.


 


ESPÍRITO DE DEUS... ESPÍRITO DE CRISTO


 


Há outro versí­culo interessante na Bí­blia em que, além de provar a unidade entre o Espírito e Jesus, prova, ao mesmo tempo, a unidade entre Deus, Jesus e o Espí­rito Santo de uma só vez. Veja essa passagem de Romanos 8.9:


 


 


"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espí­rito, se é que o Espí­rito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espí­rito de Cristo, esse tal não é dele."


 


 


Fica muito claro o paralelo que Paulo fez, unificando Deus e Jesus Cristo. Percebemos isso quando Paulo confere o mesmo tratamento ao Espírito de Jesus e o Espírito de Deus. Paulo, um apóstolo dotado em conhecimento, não poderia ter cometido um erro tão grave assim. Segundo o texto, o Espí­rito de Deus é o mesmo de Jesus, pois, assim como qualquer pessoa: um único ser possui um só espí­rito. Para ficar mais claro, observe esse exemplo: suponha-se que haverá um show de Tal cantor e é preciso levar o ingresso do cantor. Mas quem não tiver o ingresso original não irá entrar. Perceba que o ingresso "original" e o ingresso "do cantor" é o mesmo, só é atribuído qualidades diferentes. É o mesmo caso da passagem de Romanos 8.9, pois Paulo atribui qualidades com palavras diferentes, mas o referido é o mesmo.


 


QUEM É O PAI?


 


Como você pôde comprovar, a doutrina de que não há Trindade é falha. Há erros gritantes nesta anti doutrina à luz da Bí­blia. Mais uma dessas passagens que demonstra isso é o próprio acontecimento do Nascimento de Jesus. Todos conhecem a história em que Jesus se tornou homem para salvar o mundo, sendo o Filho legí­timo de Deus. Acredite se quiser: não é possí­vel acreditar que Jesus é Filho de Deus sem antes acreditar na Trindade. Primeiramente temos que definir um conceito para "filho". Ora, todos sabemos que um indiví­duo é filho de outro ser através da comprovação da sua paternidade, daí­ envolve toda aquela matéria chata da genética. Resumindo: é preciso que haja um traço entre um pai e um filho, algo que ligue os indivíduos. Agora, veja essa passagem:


 


"E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe aparece um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espí­rito Santo;" Mateus 1.20


 


Agora vem a pergunta: Onde Deus tem parte na paternidade de Jesus Cristo? Se o Espí­rito Santo não é Deus, porque Jesus é chamado "Filho de Deus" e não "Filho do Espí­rito Santo"? Estariam as passagens de Romanos 1:4, João 20:31, João 19:7, João 11:27, João 11:4, João 10:36, João 5:25 João 3:18, João 1:49, João 1:34, Lucas 22:70, Lucas 8:28, Lucas 4:41, Lucas 4:3, Lucas 1:35, Lucas 1:32, Marcos 15:39, Marcos 5:7, Marcos 3:11, Marcos 1:1, Mateus 27:54, Mateus 27:43, Mateus 27:40, Mateus 16:16, Mateus 14:33, Mateus 8:29, Mateus 4:6, Mateus 4:33, Apocalipse 2:18, 1 João 5:20, 1 João 5:12, 1 João 5:10, 1 João 4:15, 1 João 3:8, Hebreus 10:29, Hebreus 7:3, Hebreus 6:6, Hebreus 4:14, Efésios 4:14, Gálatas 2:20, 2 Corí­ntios 1:19 erradas? No caso, Jesus Cristo não teria nenhum laço familiar para com Deus. A explicação para isso é que o Espí­rito Santo de Deus é O próprio Deus, o qual gerou em Maria pelo Espí­rito Santo, O próprio Deus.


 


 



 



Divisão da Trindade - Conclusão



 


 


Com isso concluímos com a divisão básica da Santa Trindade, demonstrando qual a função de todas as partes na Trindade. Como eu disse, são Três partes que se formam para executarem funções diferentes. Veja:


 


1. YHWH - Centro, Referência, Criador, Última Palavra, Tudo, Todo-Poderoso, Grande Juiz, etc.
  

2. Jesus Cristo - Auxiliador, Parte Representante de Deus, Dotado de todos os poderes, Intermediário na criação, Milagroso, Advogado, Salvador, Palavra, etc.


3. Espí­rito Santo - Vida, Renovador, Inspirador, Adoração, Força, Operação de milagres através do nome de Jesus, Unção, Avivador, Fogo Santo, Consolador, Ligador da Igreja para com Deus, Ligador entre a igreja e Deus, Guia, etc.



 


 

 

Agradeço a vossa atenção, muito obrigado por ler e pensar juntamente comigo, espero que esse artigo tenha ajudado-o entender algumas coisas básicas acerca da Trindade. Lembrando que as coisas de Deus nunca serão fáceis de se entender, pois a sabedoria de Deus é loucura para o mundo (1 Coríntios 1.18,21-25, q.v. 2.14, 3.19). Espero que este simples artigo de opinião tenha te convencido de que Deus te amou de tal maneira que entregou a si mesmo, humilhando-se, se fazendo pecador por mim e por você. Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Gostou? Baixe o ebook grátis aqui.

 

Mensagens

A Espera do Abraço

12/06/2013 10:38
Braços abertos, uma posição onde nos encontramos para abraçar. O maior lugar onde alguém pode se esconder é entre os braços de quem ama. É lá o esconderijo de muitas pessoas. Amigos abraçam amigos,...

Davi, Exemplo de Confiança e Fé em Deus

12/06/2013 10:13
Davi era um homem pequeno, um menino talvez, e olhando pra ele, nunca conseguiria vencer aquele gigante. O que mais me me chama atenção é a fé que ele teve de enfrentá-lo. É um exemplo pois...

A Igreja é perseguida...

12/06/2013 10:09
No dia de Pentecostes, Jesus nos mandou o Espírito Santo, nosso Consolador. A casa estava cheia e houve grande festa espiritual, pois havia começado o cumprimento da promessa de Deus. Os homens não...

Itens: 85 - 87 de 87

<< 25 | 26 | 27 | 28 | 29

Assine a nossa newslater e seja o primeiro a saber quando sair algum lançamento ou novidades do blog!

Blog Leandro Mendonça

Entrevistas

Entrevista - André Valadão

09/03/2016 20:54
André Valadão é um dos cantores cristãos mais conhecidos do Brasil. Há 13 anos é pastor e há onze segue carreira solo na música. Vendeu mais de 3,5 milhões de CDs, mais de 430 mil DVDs e foi duas vezes indicado ao Grammy Latino. Já recebeu por 09 vezes o Troféu Talento, em 2011 foi eleito pelos...

Artigos de Opinião

A Culpa É De Deus...?

26/08/2014 23:04
"Por que há tantas desgraças em minha vida? Até pouco tempo atrás estava tudo bem, por que isso agora?" Já ouvi muito isso, muitas pessoas acabam...

Deus Permite o Sofrimento? Entenda se ele vem de Deus ou não

18/08/2014 08:50
Deus permite o sofrimento? Essa pergunta, por um instante, deixa dúvida acerca a "bondade" de Deus. Pra que existe tanto sofrimento? Porque ele...

Jejum: O Seu Significado e as Suas Formas

13/06/2014 14:07
Há uma forma correta de jejuar? Há muitas dúvidas em relação a isso, tanto na forma de fazer, tanto no seu significado. Muitos acabam nem...

Sociedade Alienadora - Mídia Social

08/06/2014 15:43
Você já tirou foto no espelho? Costuma escrever gírias e seguir modinhas em redes sociais? Então você tem grande chances de estar sendo...
Titulo do site